A empresa já está cadastrada no Google Meu Negócio, mas o perfil quase não é visto pelos usuários? Isso significa que você precisa saber como otimizar o Google Meu Negócio. O mesmo vale para aqueles que estão cadastrando uma empresa no GMN pela primeira vez.
A verdade é que o perfil no Google My Business precisa de otimização. Já ensinei como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio e falei sobre todos os benefícios da plataforma. Em todo caso, a empresa só terá uma boa visibilidade se o perfil for otimizado para as pesquisas dos usuários.
É por isso que eu trouxe neste artigo 8 passos importantes para uma boa otimização do perfil da empresa no Google Meu Negócio. Confira a seguir todas as dicas para um perfil de sucesso.
Table of Contents
Toggle1. Insira palavras-chave importantes
Mais do que o nome da empresa ou dos serviços e produtos, é importante inserir palavras-chave que são termos utilizados pelos usuários para pesquisar no Google Maps ou no Google.
Portanto, faça uma pesquisa de palavras-chave dentro da área de atuação da empresa. Por exemplo, um salão de cabeleireiro localizado no Rio de Janeiro, RJ, pode ter como busca termos do tipo: “cabeleireiro em RJ”, “tratamento capilar em RJ”, “cabeleireiro corte feminino”, “cabeleireiro para corte masculino”, “cabeleireiro e manicure em RJ”, entre outros.
2. Coloque todas as informações da empresa
Durante o cadastro ou depois você deve inserir todas as informações da empresa. Indo desde dados de contato até uma descrição detalhada do negócio.
No passo a passo da criação da sua ficha você vai perceber como otimizar o Google Meu Negócio não é um bicho de 7 cabeças.
Por exemplo, na imagem abaixo há a possibilidade de selecionar serviços realizados em um salão de cabeleireiro. No link “Mostrar mais” é possível adicionar mais itens e logo abaixo em “Adicionar um serviço personalizado“, é possível colocar um serviço que é realizado só no seu negócio.
3. Faça uma descrição detalhada da empresa
A descrição da empresa deve ser mais do que um texto de apresentação, precisa ter palavras-chave e convidar o usuário para conhecer a empresa. Portanto, capriche em uma descrição com informações detalhadas, com palavras-chave que você pesquisou anteriormente e com gatilhos mentais que atraem o consumidor.
Quando me perguntam ou pedem uma dica de como otimizar o Google Meu Negócio logo digo: “Capriche na descrição da Empresa”
4. Verifique se a empresa possui mais de um perfil
Pode acontecer da empresa já ter um perfil cadastrado no Google Meu Negócio. Se isso acontecer, é importante pedir para que o Google exclua o perfil que você não queira, para que as buscas do usuário se concentrem em apenas um canal.
5. Interaja com os consumidores
O Google Meu Negócio é uma plataforma que oferece a possibilidade de interação. Então não deixe de responder dúvidas dos usuários, de agradecer por um elogio e de mostrar a preocupação da empresa em atender seus consumidores com excelência.
6. Insira imagens da empresa no Google Meu Negócio
Mantenha o perfil da empresa sempre atualizado com fotos e vídeos da empresa. Há diversos estudos do próprio Google que mostram o quando as imagens trazem mais credibilidade para um negócio. Então não desperdice essa oportunidade de otimização.
7. Faça postagens sobre a empresa
Outra ferramenta muito legal do GMN é a postagem. Por meio desta ferramenta é possível publicar atualizações sobre a empresa, informar os usuários sobre determinada oferta e fazer com que as buscas dos usuários sejam direcionadas para a empresa.
8. Mantenha os dados sempre atualizados
O trabalho não acaba depois de cadastrar a empresa no GMN. É preciso manter o perfil atualizado. Ou seja, a cada nova mudança de telefone, endereço, horário de funcionamento ou até inserção de um novo serviço ou produto, é imprescindível que o perfil seja atualizado.
Viu só como otimizar o Google Meu Negócio em 8 passos é algo simples?
Agora que você já sabe como fazer uma boa otimização, comece a ganhar dinheiro agora mesmo vendendo esse serviço para empresas locais.
Se tiver interesse, deixe seu comentário aqui embaixo.