O que é SEO e qual a sua importância

O que é SEO

Para responder O que é SEO primeiro é preciso falar sobre o que significa — sigla para Search Engine Optimization — é a sigla de um dos assuntos mais debatidos contemporaneamente.

Entendendo o que é SEO pode-se melhorar a experiência de navegação dos visitantes e evitar o problema que é o afunilamento em busca da palavra-chave certos resultados que exibem para seus clientes.

Aprecie aqui, algumas estratégias interessantes neste tópico para incrementar os investimentos.

Qual a importância do SEO?

Quando o assunto é ranquear bem no Google, ou seja, aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, muita gente pensa que basta produzir um conteúdo relevante.

Infelizmente, não é bem assim que funciona. É claro que o conteúdo é importantíssimo para o SEO, mas existem outros fatores envolvidos.

O que é SEO? SEO é a técnica de otimizar um site para os motores de busca, visando melhorar o seu ranqueamento.

Isso envolve uma série de ações, desde a estrutura do site até a forma como o conteúdo é escrito e otimizado.

Saber o que é SEO e ter uma boa otimização significa aparecer nas primeiras posições da busca para as palavras-chave.

Qual a importância de saber o que é SEO e como aplicar nas Empresas?

O SEO é uma das estratégias de marketing mais importantes para qualquer empresa que deseja ter sucesso online.

Mas afinal, o que é SEO e porque ele é tão necessário?

O SEO é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site ou blog nos resultados orgânicos (não pagos) dos mecanismos de busca, como o Google.

O que é SEO
Importância de saber O que é SEO para Empresas

Quando você faz uma busca no Google, existem duas tipologias de resultados: os resultados orgânicos e os anúncios (que são os resultados pagos).

As pessoas “navegam” nas prateleiras do Google buscando por conteúdo relevante e otimizado para o seu termo de pesquisa.

Quanto mais relevante (sem perder qualidade) e rigorosamente otimizado o seu site/blog, maior a chance de ele ficar em destaque nos resultados orgânicos.

Como o Google funciona?

O Google funciona de diversas maneiras para ajudar os usuários a encontrarem informações na internet.

O Google usa programas de computador para crawling e indexing da web.

Crawling é o processo de descobrir novas páginas e adicioná-las ao índice do Google.

Indexing é o processo de criar um banco de dados das palavras e expressões encontradas nas páginas rastreadas.

O processo de rastreamento do Google é o que dá base a busca. Na prática, o Google irá examinar uma página e vai listar todas as palavras contidas na mesma.

Além disso, o Google “levanta” as diferentes frequências que uma palavra vai aparecer na página. O processo de indexing é o mesmo para diferentes tipos de mídia.

O Google tem equipamentos especiais e programas que são capazes de indexar conteúdos como: vídeos, imagens, textos, notícias e muito mais.

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Anteriormente um dos grandes fatores preponderante no posicionamento nos Google era a autoridade econômica da empresa/site/página.

No passado, o Google buscava empresas com grande possibilidade de convencer negócios para serem anunciadores do algoritmo do Google.

Esses negócios tinham grande poder econômico e isto mostraria ao Google que a empresa era boa para ser citada como link.

O que é SEO e como funciona o Rastreamento, indexação e exibição de resultados?

O SEO é o processo de otimização de site para a busca, a fim de melhorar o seu ranqueamento nos resultados de pesquisa.

Isso envolve o ajuste do conteúdo e da estrutura do site para atender às necessidades dos motores de busca, assim como a promoção do site para aumentar a sua relevância na web.

O que é SEO e como funciona o rastreamento de site no Google?

O rastreamento de site é uma ferramenta do Google que ajuda a monitorar o tráfego da sua website e os dados de pesquisa.

O rastreamento de site pode ser usado para analisar o desempenho dos seus anúncios. Além disso, podemos obter insights sobre as palavras-chave que estão gerando mais cliques e tráfego. Ainda, é possível acompanhar as posições das suas páginas na pesquisa.

O que é SEO e como funciona a indexação de sites no Google?

O Google é o principal mecanismo de busca do mundo, recebendo trilhões de consultas por dia.

Para oferecer os melhores resultados para essas consultas, o Google usa um algoritmo complexo para ranquear os sites nas suas páginas de resultados (SERP).

Esse algoritmo leva em consideração diversos fatores, como o conteúdo do site, a qualidade e a popularidade.

A indexação é o processo pelo qual o Google analisa o conteúdo de um site e o inclui nas suas SERPs.

O Google tem um “spider” chamado Googlebot, que funciona como um robô que vasculha a internet e “lê” os sites para que eles sejam indexados.

Quando você cria um novo site, leva tempo para que ele seja indexado pelo Google. É interessante saber como funciona a indexação, pois a cada atualização do Google pode haver redesenho e modificações no algoritmo.

O Google é o único buscador com uma taxa de grau de satisfação relativamente alta, 71% das vezes as pessoas chegam a uma página de boa qualidade e comunicam que elas estão felizes com os resultados. Saber o que é SEO nos dias de hoje é muito importante para aumentar a satisfação dos usuários do Google.

Como funciona a exibição dos resultados da busca no Google?

Embora você possa acessar o Google e realizar uma busca sobre qualquer assunto, você nunca se perguntou como os resultados são exibidos na sua tela. Além disso, você já se perguntou O que é SEO?

O Google é um mecanismo de busca complexo que usa uma série de fatores para determinar qual conteúdo é exibido para cada consulta.

Se você está se perguntando como funciona a exibição dos resultados da busca no Google, continue lendo para descobrir.

O que é SEO
O que é SEO e Como funciona o resultado do Google?

O Google usa um algoritmo para classificar os resultados da busca. Este algoritmo leva em consideração diversos fatores, como o conteúdo do site, a frequência com que as palavras-chave são pesquisadas, entre outros.

O objetivo do algoritmo é fornecer a melhor experiência de busca possível para o usuário.

O que é SEO on-page?

O SEO on-page é a parte do SEO que lida com a otimização do seu site para os mecanismos de busca.

Isso inclui as coisas como o conteúdo do seu site, sua estrutura de URL, seus títulos de página e assim por diante.

Para colocar isso em perspectiva, o SEO off-page trata de tudo o que você pode fazer fora do seu site. Assim, você consegue ajudar os mecanismos de busca a classificá-lo melhor, como links para o seu site e menções em redes sociais.

O que é SEO On-Page e a Criação de Conteúdo?

O SEO On-Page é a estratégia utilizada para melhorar o ranqueamento de um site no Google.

Para isso, é necessário otimizar as páginas do site, de acordo com os critérios estabelecidos pelos motores de busca, como o Google.

A criação de conteúdo relevante e atualizado é um dos principais fatores para o sucesso do SEO On-Page. Porque os motores de busca dão prioridade a sites que oferecem conteúdos relevantes e de qualidade para os seus usuários?

Por isso, é fundamental que o conteúdo seja bem planejado e escrito de acordo com as regras do SEO.

Além disso, ele também precisa ser atualizado constantemente, para que os motores de busca reconheçam que o site está sempre disponibilizando.

Segundo a Agência EVO SEO, para fazer SEO Off-Page você primeiro terá que identificar os termos e o tipo de assunto das páginas da sua empresa em sites onde publica conteúdo.

A segunda etapa é “entender o que está sendo publicado, para assim poder criar um sistema que seja auto-sustentável e sempre torque novas sugestões.

E a terceira etapa é bastante necessária! Ela envolve buscar um mecanismo de pesquisa de cliques qualificados ou estreitar os canais de conversão para fazer desse veículo mais fácil pagamento, afirma a Agência EVO SEO.

A Arquitetura da Informação no SEO On-Page

Quando falamos de SEO on-page, estamos nos referindo a todas as práticas que são realizadas dentro da página para que ela seja mais bem ranqueada pelos motores de busca.

É a estruturação da informação na página que vai permitir que o conteúdo seja melhor compreendido pelos robôs das ferramentas de busca.

Dentre as práticas mais utilizadas para a otimização da estrutura da informação, podemos citar a utilização de títulos e subtítulos. Inclui ainda a tag H1, a organização do conteúdo em blocos, a inclusão de links internos e externos, entre outras.

O que é SEO
Estrutura de um site otimizado

Cada uma dessas práticas tem um papel grandioso na estruturação da informação e todas elas precisam ser utilizadas com correção.

Visando sempre um melhor entendimento do usuário, a otimização da estrutura da informação exigirá que todas essas práticas sejam adequadamente aplicadas.

A primeira deles é o título da página. É ele que irá chamar a atenção dos leitores e deve ser atrativo para que as pessoas vejam o conteúdo publicado.

Conteúdo Escaneável com SEO On-page

Escaneabilidade é a capacidade de um mecanismo de busca ler e compreender o seu conteúdo. Isso significa que, quanto mais escaneáveis, melhor será a sua classificação nos resultados de busca.

Otimizar o seu conteúdo para a escaneabilidade tornou-se necessária estratégia de SEO on-page.

As pessoas não leem na internet da mesma forma que leem um livro. Elas raramente leem tudo o que está escrito na tela.

Em vez disso, elas costumam “escanear” o texto, procurando palavras-chave e frases que possam ser relevantes para o seu objetivo.

Uma boa forma de tornar o seu conteúdo mais escaneável é usar títulos e sub-títulos para reter a atenção do seu público. Um ótimo exemplo comum é o blog de notícias online britânico Mail Online, que tira bom proveito dos títulos curtos nas primeiras linhas dos artigos.

As frases curtas e concisas só possibilitam uma leitura superficial sem grande esforço. Logo, os usuários tendem a ler mais, fazendo com que cada palavra-chave estratégica contribua mais para a classificação.

A Semântica no SEO On-Page

Na era digital, o conteúdo é o rei. Isso não é uma novidade, mas vale ressaltar que o conteúdo de qualidade é cada vez mais importante para o sucesso do seu site.

Um bom conteúdo atrai os leitores, ajuda a posicionar o seu site nos mecanismos de busca e, consequentemente, gera mais tráfego e leads qualificados.

No entanto, um conteúdo bem escrito não é suficiente para garantir o sucesso do seu site. Além de ter qualidade, o seu conteúdo precisa ser semântico.

A semântica é um conjunto de regras que determinam o significado das palavras e frases utilizadas em um texto.

Analista de SEO
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Essas regras são importantes para os mecanismos de busca, que utilizam essas informações para compreender o contexto e o significado de um termo empregado pelo seu leitor em uma busca.

Assim, quando decidir lançar um novo termo no seu site, faça a sua pesquisa nos grandes buscadores para perceber qual é a frequência dessa palavra na internet.

O que é SEO off-page?

O SEO off-page é a parte do SEO que envolve a otimização de fatores externos ao seu site. Como os links para o seu site (link building) e a interação social (compartilhamentos, curtidas.).

O ranking do Google é um fator fundamental para o sucesso destes outros dois tipos de otimização.

Quanto maior for a velocidade de site (speed), melhor usabilidade, mais saudável a estrutura interna sem SPAM e serão estes outros fatores que vêm externamente à página do seu site.

O que é SEO
A importância de um site veloz

Se você não tiver sites completamente otimizados para o SEO, de confiança e legíveis com links o Google não levara em conta suas interações sociais nem os links existentes para seu site.

Adicionalmente, é aplicável entenderem o poder dos diversos fatores de SEO por suas pequenas nuances, em função do contexto em que estão inseridos.

Os tipos de anúncios e os links clássicos são recursos eficazes e que vão muito tempo no Google.

Esse serviço é impressionante bem planejado e orientai-se as necessidades do internauta/cliente com anúncios muito agradáveis de ser visto, é algo que é taticamente perfeita.

Presença de marca no SEO Off-Page

A importância de um blog para uma estratégia de SEO está evidente, especialmente quando o assunto é a construção de uma presença de marca sólida e consistente.

Mas o que faz um blog bom para o SEO?

Neste post, explicamos o que é SEO Off-page e como um blog pode ajudar a melhorar seu ranqueamento nas buscas.

Link Building

Esse processo envolve a melhoria da qualidade do conteúdo e da estrutura do site, bem como a criação de backlinks para o site.

A criação de backlinks para o seu site é um importante método de link building, que visa aumentar a popularidade do site e, consequentemente, o seu ranqueamento nos resultados de busca.

Trabalhar com backlinks para o seu site pode levar tempo, pois envolve a marcação de conteúdo existente na internet e em blogs. É preciso que você se mantenha escrevendo artigos e participando de grupos e fóruns — enfim, uma operação que vai te tirar bastante tempo.

O que é SEO técnico?

O SEO técnico é uma das áreas do SEO e é responsável por garantir que um site seja adequado para os mecanismos de busca, possibilitando que ele seja bem indexado e ranqueado.

Um site bem otimizado técnica e pontualmente é mais fácil de ser encontrado pelos buscadores, conquistando melhores posições nas SERPs.

Para ter um bom resultado no SEO técnico, é importante analisar e trabalhar diversos fatores.

Destaco os principais como a estrutura do site, a velocidade de carregamento das páginas, a mobilidade, a usabilidade e a experiência do usuário.

Tudo isso contribui para que o Google e outros buscadores identifiquem o seu site como relevante para as pesquisas realizadas pelos internautas.

Quando um site tem um bom posicionamento, é visto como um site confiável e qualificado pelo Google.

Heading tags

As heading tags são um dos principais fatores de ranqueamento usados pelos motores de busca para determinar o título principal e os subtítulos de um blog.

Heading tags são importantes porque ajudam a estruturar o conteúdo de um blog e torná-lo mais legível para os leitores.

O que é SEO
Heading Tags

Além disso, elas também ajudam os motores de busca a compreender melhor o conteúdo do seu blog e classificá-lo de acordo.

Portanto, usar heading tags corretamente em seu blog para garantir que ele seja bem ranqueado nos motores de busca e também seja fácil de ler para os seus leitores.

Rich snippets

Os rich snippets são uma forma de adicionar mais informações aos seus resultados de pesquisa, tornando-os mais visíveis e, portanto, melhorando o seu CTR (taxa de cliques).

Isso pode ser feito manualmente ou através de plugins, ou ferramentas de terceiros.

Redirecionamentos no SEO

Redirecionamentos são um importante elemento do SEO, e é necessário entender como eles funcionam para garantir que seu site esteja bem posicionado nos mecanismos de busca.

Isso pode ser útil em várias situações, como quando você está migrando um site para um novo domínio ou redirecionando o tráfego de um site antigo para um novo site.

Além disso, os redirecionamentos também podem ser usados ​​para corrigir problemas de links quebrados e para evitar que o conteúdo duplicado seja indexado pelos motores de busca.

Canonical tag

A canonical tag é uma etiqueta HTML que indica ao Google qual é a versão original de um conteúdo que foi duplicado.

É importante usar a canonical tag para evitar problemas de SEO, como o conteúdo duplicado.

O que é SEO local?

O SEO local é uma estratégia de marketing digital que visa aumentar o ranqueamento de um site nos resultados de busca para pesquisas geográficas específicas.

Em outras palavras, o SEO local é uma forma de otimizar seu site para um público-alvo em uma região específica.

O que é SEO
O que é SEO Local?

Isso significa que, se você tem um negócio que atende a uma área geográfica específica, o SEO local é essencial para aumentar o tráfego do seu site e, finalmente, converter mais leads em clientes.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda as empresas a serem encontradas na internet pelos clientes potenciais.

Ele permite que as empresas compartilhem informações importantes sobre o negócio, como o endereço, o telefone, o horário de funcionamento, os serviços que oferecem e muito mais.

Além disso, o Google Meu Negócio também ajuda as empresas a promoverem seus produtos e serviços para um público maior usando o Google Maps e o Google Search.

O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta para qualquer empresa que deseja aumentar sua visibilidade na internet e atrair novos clientes. No entanto, para que ela seja realmente eficaz, é necessário que os donos do negócio invistam na qualidade da informação.

Um endereço e um telefone com a mesma informação não agregam grande valor para o seu negócio.

Entendendo as principais funções de cada uma delas

Endereço

O endereço é a exata localização do negócio no mapa Google Maps, que é útil para quem busca por determinado estabelecimento.

Os potenciais clientes podem saber quais os locais em que você está presente sempre com a mesma informação no Google e em outras Redes Sociais.

O Google Maps possui uma função de localização baseada na sua rota para o mundo real e a partir disso vai oferecer locais próximos de você.

Telefone

Os clientes podem ligar direto para o estabelecimento, mesmo que esta página já tenha sido enviada.

Por ser um contato direto, é uma maneira segura e fácil para que as pessoas faça contato com você e sabendo a localização de onde está por meio do sistema de navegação.

Mapa

O Google Maps é uma ferramenta muito utilizada em todo o mundo para se conhecer lugares e orientar-se.

Com uma página ou site no Google Maps é possível cadastrar um “ponto”, que é praticamente uma saída de trânsito da cidade.

O SEO é muito importante para conquistar novos clientes

Quando se fala em o que é SEO, é importante lembrar que o objetivo é atrair novos clientes para o seu negócio.

Isso significa que o conteúdo do seu site deve estar otimizado para os mecanismos de busca, a fim de conquistar uma boa posição nos resultados de pesquisa.

O SEO não se trata apenas de ranqueamento. É preciso ter um bom conteúdo para atrair tráfego qualificado para o seu site e definitivamente entender o que é SEO de verdade.

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Consultor SEO
Sobre o Consultor SEO Anderson Melo

Anderson Melo é Consultor SEO e ajuda Pequenas e Médias Empresas a venderem mais resultados através do SEO Local e Google Meu Negócio.

Consultor SEO da Rede Ipanema Beach Hostel, Anderson também ministra aulas em seu Curso de Google Meu Negócio.

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