O consultor SEO é um profissional cada vez mais procurado por empresas que desejam ganhar visibilidade na internet por meio do tráfego orgânico. Isso porque o SEO é um dos pilares para um bom posicionamento no Google, assim como a produção de conteúdo.
Mas antes de contratar um consultor SEO é importante entender o que é uma consultoria SEO, quais as vantagens desse serviço de SEO e como essa estratégia pode ajudar sua empresa a alcançar o topo do Google nas buscas orgânicas. Afinal, é isso que você deseja, não é mesmo? 😉
É por isso que neste artigo vou te ensinar tudo sobre esse profissional, incluindo o que ele faz, qual a importância da otimização de sites, porque você deve contratar um consultor e quando contratá-lo. Vem comigo!
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ToggleO que é um Consultor SEO?
Consultor SEO é um profissional que analisa, avalia e direciona as estratégias da empresa para o trabalho de otimização de um site ter bom desempenho nas buscas orgânicas. É um profissional capacitado e com o conhecimento necessário para auxiliar na otimização de sites.
Bom, se você tem um site, provavelmente já sabe que o SEO é uma das principais práticas para conseguir tráfego orgânico e um bom posicionamento nos buscadores. Mas vamos ser francos, quem está ingressando nesse assunto não tem a mesma bagagem técnica que um profissional e pode ter certeza, não conseguirá otimizar um site com as práticas mais atualizadas no mercado.
É nesse momento que entra o profissional. Quem quer uma otimização bem feita, que proporcione resultados reais e que auxilie nas estratégias digitais, precisa de uma consultoria especializada (veja também sobre os Essiouzeiros).
A verdade é que grande parte das empresas não possuem uma equipe de marketing, afinal, os custos para manter esses profissionais são muito altos. Mas isso não significa que as empresas não possam contar com bons profissionais para assessorar em serviços específicos, como é o caso da consultoria de SEO.
Leia também: O que é uma consultoria SEO?
O que esse profissional faz?
O principal objetivo de um especialista em SEO é auxiliar a empresa a conseguir um bom posicionamento nas buscas orgânicas do Google para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Mas saiba que esse é um trabalho contínuo, que precisa constantemente ser revisado para oferecer um conteúdo e uma experiência ao usuário melhor do que a concorrência.
Além disso, é importante mencionar que os robôs do Google, responsáveis por organizar e definir quem aparece no topo das pesquisas, estão sempre evoluindo e tornando o processo de SEO cada vez mais completo. Portanto, a atualização de acordo com essas mudanças é outra atividade desenvolvida pelo consultor em SEO.
Resumidamente, o Consultor SEO conhece e sabe como implementar as técnicas de otimização para mecanismos de um site ou blog para fazer com que seu site apareça melhor nas buscas orgânicas. Com esse conhecimento, ele trabalha para otimizar o site fazendo com que o público-alvo encontre os conteúdos com facilidade.
Dentre as atividades de um consultor estão:
- Analisar a concorrência;
- Planejar estratégias de otimização para mecanismos de busca;
- Determinar a performance do site;
- Orientar sobre a produção de conteúdo;
- Oferecer estratégias de link building.
Isso tudo compõe uma consultoria completa de um profissional de SEO e corresponde às suas responsabilidades de otimização para mecanismos de busca orgânica.
Por que o SEO é tão importante?
SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização de Mecanismo de Busca, é uma das estratégias mais importantes para quem deseja alcançar um bom posicionamento na web na busca orgânica.
Você provavelmente já sabe que há dois tipos de busca, a orgânica e a paga. Basicamente, a busca paga provém de links patrocinados, onde a empresa paga pelo tráfego que recebe de plataformas como o Adwords, do Google.
Leia mais sobre como funciona uma Consultoria de SEO clicando no link.
No caso do tráfego orgânico, a ideia é que o tráfego ocorra naturalmente. Mas para que isso aconteça, é fundamental que o site esteja na primeira página do Google na busca orgânica, de preferência no topo.
E claro, para que a empresa alcance esse bom posicionamento ela precisa de um site com boa autoridade, relevância e que entregue conteúdos de valor para os usuários. Afinal de contas, essa é a intenção do Google, entregar aquilo que o usuário procura é parte da otimização para mecanismo de busca.
Saindo deste conceito básico sobre o que significa SEO (otimização para mecanismo de busca), é importante que você considere a importância desse trabalho para uma estratégia de marketing digital.
- São as estratégias de SEO que possibilitam um bom posicionamento nos resultados de pesquisas;
- Essas estratégias trazem autoridade e relevância para o site;
- A empresa passa a ter mais visibilidade na internet com seu site nas primeiras posições;
- O site passa a ser otimizado para as buscas que realmente importam para a empresa.
Quais são as vantagens do SEO?
Já deu para perceber que o SEO possui inúmeras vantagens, não é mesmo? Ainda assim, trouxe mais algumas vantagens em contar com as práticas de otimização de sites feita por uma Consultoria também pode conferir agora!
- Melhora a experiência do usuário no site;
- Oferece taxas de aquisição mais altas;
- Possibilita criar credibilidade para a marca através do posicionamento nos mecanismos de busca;
- Alcança o público local em negócios físicos;
- Possibilita criar o reconhecimento de marca;
- Oferece resultados consistentes a longo prazo;
- Possibilita a compatibilidade do site em dispositivos móveis;
- Auxilia no marketing nas redes sociais;
- Aumenta a velocidade de carregamento do site;
- Possibilita ultrapassar a concorrência busca orgânica.
Você pode conferir mais vantagens do SEO aqui! 👈
Como funciona uma consultoria?
Na prática, a consultoria de SEO é realizada em etapas, pois é assim que o profissional consegue identificar e colocar em ação as melhores estratégias para cada site. Portanto, veja a seguir quais são as 5 principais etapas da consultoria:
1. Análises técnicas de performance
A primeira etapa da otimização para mecanismo de busca consiste em analisar como o site se encontra, incluindo seu posicionamento atual nos mecanismos de busca, as métricas de acesso e conversão, palavras-chave que o site ranqueia, velocidade de carregamento, links internos e externos, relevância e autoridade do site, entre outros itens que devem ser analisados.
2. Análise da concorrência
Não basta estudar o site, uma boa estratégia de SEO para melhorar o posicionamento dos mecanismos também precisa analisar a concorrência. Nessa segunda etapa da Consultoria, o Consultor pode analisar a concorrência para entender qual é a melhor estratégia para conseguir um bom posicionamento para o site. Dessa forma, é possível identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes e planejar ações para superar a concorrência, isso tudo é parte da otimização para mecanismo de busca.
3. Planejamento de Estratégias de uma Consultoria SEO
Outra etapa muito importante da consultoria SEO que é o planejamento estratégico que vai ajudar no posicionamento dos mecanismos. É nesse momento que o especialista em otimização definirá a melhor estratégia para conseguir um bom posicionamento para as palavras-chave mais importantes para o negócio.
Também é nesse momento que é definido quais ações devem ser eliminadas, assim como as atividades já desenvolvidas no site devem ser melhoradas.
4. Produção de conteúdo
Um dos principais fatores de ranqueamento é a criação de bons conteúdos. Por isso, não há como falar de SEO sem falar sobre marketing de conteúdo. Uma das etapas da consultoria é justamente isso, definir o foco da produção de conteúdo para uma melhor otimização.
Isso inclui definir palavras-chave que são importantes, formatos ideais para a produção de conteúdo, materiais que podem ajudar nesta produção, entre outras práticas. É importante dizer que esse trabalho é contínuo, pois é fundamental continuar pesquisando sobre novas palavras-chave e oportunidades para alcançar a primeira página do Google.
5. Serviços de Link building com estrutura internacional
Por fim, outra tarefa da Consultoria é o planejamento de link building para o site. Sabemos que o link building é uma das ações que mais resultam em um bom posicionamento no Google, pois ela reforça a autoridade de um site. Quanto mais autoridade, mais importante é aquele site para os robôs.
Nesta etapa da consultoria o profissional orienta o empreendedor sobre a melhor estratégia para link building considerando os objetivos da empresa na busca orgânica.
Quais as vantagens do serviço de SEO?
Bom, já falei sobre as vantagens do SEO e as etapas que compõem essa consultoria. Mas ainda preciso te dizer quais são as vantagens em contratar o serviço de SEO na busca orgânica. Por isso, trouxe neste tópico as principais vantagens que esse serviço pode oferecer para o seu negócio, acompanhe!
Ser encontrado facilmente por seu público-alvo
A maior vantagem é sem dúvidas o melhor posicionamento que é possível conseguir com a ajuda de um especialista. Na consultoria você descobre os erros que precisam ser corrigidos e as ações que devem ser desenvolvidas para melhorar o posicionamento dos mecanismos. Como resultado, a empresa consegue melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Por fim, isso reflete na facilidade com que seu público-alvo encontrará seus serviços e produtos, não é incrível? 🤩
Investir na estratégia de marketing com melhor estrutura e custo-benefício
Não há como negar, SEO é a estratégia de marketing com melhor custo-benefício. Existem muitas estratégias de marketing, mas a maioria delas exigem um investimento alto para ter um bom resultado, como é o caso do tráfego pago, por exemplo.
Contudo, a consultoria de SEO possui um custo-benefício muito melhor, pois os resultados são consistentes e duram a longo prazo. É um trabalho que rende muitos frutos e que vale muito a pena investir, considerando o retorno esperado om o posicionamento dos mecanismos.
Aumenta o tempo de permanência dentro do site
O tempo de permanência dentro do site é uma ótima métrica para determinar se o usuário que chega ao site está encontrando aquilo que ele procura de fato. Com a consultoria de SEO é possível filtrar o público para que apenas as pessoas interessadas em seus produtos ou serviços encontrem o site da sua empresa.
Além disso, a consultoria possibilita identificar aquilo que o usuário está com dificuldade para que haja melhorias estruturais com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.
E claro, quanto mais tempo o usuário passa dentro do seu site, mais relevância seu endereço eletrônico ganha. 👍
Aumenta a produtividade da sua empresa com um Consultor de SEO
Contratar uma Consultoria é sem dúvidas uma garantia de aumentar a produtividade na sua empresa. Afinal, você não terá que gastar seu precioso tempo tentando entender todas aquelas métricas e nem precisará delegar essa atividade para algum funcionário.
A ideia é que você tenha o completo foco no core business, ou seja, realize atividades que estejam relacionadas com a sua empresa. Portanto, isso reflete no aumento da produtividade.
Leia também: Todas as vantagens do serviço de SEO!
Quando contratar um serviço de otimização de sites de um Consultor SEO?
A otimização de sites é válida para qualquer site, independentemente do nicho de mercado ou modalidade de negócio. Afinal, se você tem um site na internet é porque deseja divulgar sua empresa. Logo, contar com tráfego orgânico de qualidade é o que todos desejam.
Portanto, o serviço de otimização de sites deve ser contratado por todos aqueles que não possuem conhecimento para aplicar as técnicas de SEO ou não possuem tempo para isso. É um serviço que atende microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte.
O que é um Consultor SEO e por que contratar um para o seu negócio?
Um Consultor é um profissional especializado em otimizar sites e conteúdos para mecanismos de pesquisa, como o Google. Eles utilizam estratégias e técnicas para melhorar a visibilidade e o posicionamento nos resultados de pesquisa, atraindo mais visitantes e aumentando a conversão de leads.
Razões para contratar um Consultor:
- Experiência: Um Consultor possui conhecimento e experiência em otimização de mecanismos de pesquisa, garantindo a implementação de práticas recomendadas.
- Estratégias personalizadas: Eles desenvolvem estratégias de SEO específicas para o seu negócio, considerando seus objetivos e público-alvo.
- Resultados mensuráveis: Um Consultor acompanha e analisa o desempenho do seu site, permitindo que você monitore o progresso e ajuste as estratégias conforme necessário.
- Economia de tempo: Ter um especialista em SEO permite que você se concentre em outras áreas do seu negócio, enquanto eles cuidam da otimização do seu site.
Dicas para escolher o Consultor certo:
- Verifique o histórico e a experiência do profissional.
- Peça por referências e analise estudos de caso.
- Certifique-se de que eles sigam as diretrizes do Google e utilizem práticas éticas de SEO (white hat).
- Discuta suas expectativas e metas de negócio para garantir que o consultor possa atendê-las.
E também não há um momento certo para realizar essa contratação. O ideal é planejar um site já tendo como base a consultoria de um Consultor SEO para saber a melhor forma de estruturá-lo desde o início. Mas se a empresa já possui um site, mas não tem resultados positivos, então está mais do que na hora de contar com a ajuda de um profissional.
Portanto, você deve contratar um Consultor SEO quando:
- Não tiver conhecimento para fazer serviços de otimizar o site;
- Não tiver tempo para realizar a otimização;
- Não conseguir bons resultados sozinho;
- Se tiver dificuldade em posicionar o site para determinada busca.
Como contratar um Consultor SEO?
Agora que você já sabe tudo sobre esse profissional e seus serviços, e não tem dúvidas de que precisa da ajuda de uma consultoria, é hora de descobrir como você pode contratar esse serviço. Saiba que você pode encontrar um consultor de várias formas, sendo algumas delas:
- Fazendo pesquisas no Google;
- Em grupos nas redes sociais;
- Em plataformas de freelancers;
- Em agências de marketing;
- Por indicação de outros empreendedores.
Leia também: Serviço de otimização de sites: Quando devo contratar um?
O mais importante em uma contratação é que você conheça um pouco sobre o profissional, consulte o portfólio dele e entenda a forma como ele trabalha para saber se tudo isso está de acordo com o que você espera.
O que uma empresa precisa para ter um bom resultado nos rankings?
Apesar de ser uma das principais ferramentas para aumentar o tráfego e lucros da empresa.
A Consultoria é uma área que requer atenção especial, já que podemos ter um impacto negativo se não utilizarmos cuidados.
No entanto, saber o que está sendo feito pelos outras empresas no mercado e lidar com as implicações dos resultados é essencial para qualquer empresa.
Confira algumas dicas para seguir:
- Um bom primeiro passo é comprometer-se a manter os rankings sempre na ponta do ranking, através de qualidade conteúdo e ferramentas adequadas. Por exemplo, usar ferramentas de análise do Google Analytics para identificar as mudanças nas fronteiras competitivas e melhorar o posicionamento da empresa.
- Otimizar o site: pesquisar sobre os métodos m ais eficientes para otimizar o site, reduzir a quantidade de anúncios, utilizar plugins de SEO e etc.
- Investir em estratégias de comunicação: criar campanhas publicitárias inteligentes, seguindo os hábitos dos consumidores, investir na divulgação da marca nas redes sociais etc.
- Inovar continuamente: usar novas tecnologias para melhorar a experiência do usuário, promover conteúdos atraentes e objetivos, criando um ambiente de trabalho dinâmico.
- Disponibilizar atendimento qualificado para os usuários: oferecer informações claras, facilitar a realização de pedidos, oferecer serviços de atendimento.
- Seguir as diretrizes do Google: seja organizado e tenha um site sem erros, use palavras chaves relevantes, mantenha o conteúdo atualizado e utilize as opções de busca estruturadas.
- Ter uma estratégia de longo prazo: planejar a empresa para além do ano, identificar oportunidades e criar um plano de negócios que seja sustentável.
- Acompanhar as mudanças no mercado: estar atento às mudanças na palavra-chave, na publicidade e nos hábitos dos consumidores é essencial para manter o posicionamento da empresa.
Um Consultor então, é o profissional que ajuda uma empresa a melhorar seu posicionamento no ranking de resultados do Google.
Ele analisa e avalia as estratégias de marketing da empresa para tentar promover seus produtos e serviços. Entre os usuários mais relevantes, fazendo com que o site tenha um impacto maior na busca dos usuários.
Caso você ainda não saiba, eu sou um Consultor SEO e posso te ajudar a alcançar o topo do Google com práticas eficientes e que proporcionam resultados consistentes. Saiba mais sobre meu trabalho em: contratar minha consultoria agora! 👈
Se ficou alguma dúvida sobre o que é e como funciona uma consultoria SEO e como funciona essa consultoria, deixe seu comentário aqui embaixo para que eu possa te ajudar com mais informações.