Consultor SEO: Tudo sobre esse profissional!

Consultor SEO

consultor SEO é um profissional cada vez mais procurado por empresas que desejam ganhar visibilidade na internet por meio do tráfego orgânico. Isso porque o SEO é um dos pilares para um bom posicionamento no Google, assim como a produção de conteúdo.

Mas antes de contratar um consultor SEO é importante entender o que é uma consultoria SEO, quais as vantagens desse serviço de SEO e como essa estratégia pode ajudar sua empresa a alcançar o topo do Google. Afinal, é isso que você deseja, não é mesmo? 😉

É por isso que neste artigo vou te ensinar tudo sobre esse profissional, incluindo o que ele faz, qual a importância da otimização de sites, porque você deve contratar um consultor e quando contratá-lo. Vem comigo!

O que é um Consultor SEO?

Consultor SEO é um profissional que analisa, avalia e direciona as estratégias da empresa para o trabalho de otimização de um site. É um profissional capacitado e com o conhecimento necessário para auxiliar na otimização de sites.

Bom, se você tem um site, provavelmente já sabe que o SEO é uma das principais práticas para conseguir tráfego orgânico e um bom posicionamento nos buscadores. Mas vamos ser francos, quem está ingressando nesse assunto não tem a mesma bagagem técnica que um profissional e pode ter certeza, não conseguirá otimizar um site com as práticas mais atualizadas no mercado.

É nesse momento que entra o profissional. Quem quer uma otimização bem feita, que proporcione resultados reais e que auxilie nas estratégias digitais, precisa de uma consultoria especializada.

A verdade é que grande parte das empresas não possuem uma equipe de marketing, afinal, os custos para manter esses profissionais são muito altos. Mas isso não significa que as empresas não possam contar com bons profissionais para assessorar em serviços específicos, como é o caso da consultoria de SEO.

Leia também: O que é uma consultoria SEO?

O que esse profissional faz?

O principal objetivo de um especialista em SEO é auxiliar a empresa a conseguir um bom posicionamento no Google para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Mas saiba que esse é um trabalho contínuo, que precisa constantemente ser revisado para oferecer um conteúdo e uma experiência ao usuário melhor do que a concorrência.

Além disso, é importante mencionar que os robôs do Google, responsáveis por organizar e definir quem aparece no topo das pesquisas, estão sempre evoluindo e tornando o processo de SEO cada vez mais completo. Portanto, a atualização de acordo com essas mudanças é outra atividade desenvolvida pelo consultor em SEO.

Resumidamente, o Consultor SEO conhece e sabe como implementar as técnicas de otimização de um site ou blog. Com esse conhecimento, ele trabalha para otimizar o site fazendo com que o público-alvo encontre os conteúdos com facilidade.

Dentre as atividades de um consultor estão:

  • Analisar a concorrência;
  • Planejar estratégias;
  • Determinar a performance do site;
  • Orientar sobre a produção de conteúdo;
  • Oferecer estratégias de link building.

Isso tudo compõe uma consultoria completa de um profissional de SEO e corresponde às suas responsabilidades.

Por que o SEO é tão importante?

SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização de Mecanismo de Busca, é uma das estratégias mais importantes para quem deseja alcançar um bom posicionamento na web.

Você provavelmente já sabe que há dois tipos de busca, a orgânica e a paga. Basicamente, a busca paga provém de links patrocinados, onde a empresa paga pelo tráfego que recebe de plataformas como o Adwords, do Google.

No caso do tráfego orgânico, a ideia é que o tráfego ocorra naturalmente. Mas para que isso aconteça, é fundamental que o site esteja na primeira página do Google, de preferência no topo.

E claro, para que a empresa alcance esse bom posicionamento ela precisa de um site com boa autoridade, relevância e que entregue conteúdos de valor para os usuários. Afinal de contas, essa é a intenção do Google, entregar aquilo que o usuário procura.

Saindo deste conceito básico sobre SEO, é importante que você considere a importância desse trabalho para uma estratégia de marketing digital.

  • São as estratégias de SEO que possibilitam um bom posicionamento nos resultados de pesquisas;
  • Essas estratégias trazem autoridade e relevância para o site;
  • A empresa passa a ter mais visibilidade na internet com seu site nas primeiras posições;
  • O site passa a ser otimizado para as buscas que realmente importam para a empresa.

Quais são as vantagens do SEO?

Já deu para perceber que o SEO possui inúmeras vantagens, não é mesmo? Ainda assim, trouxe mais algumas vantagens em contar com as práticas de otimização de sites feita por um Consultor SEO, confira!

  1. Melhora a experiência do usuário no site;
  2. Oferece taxas de aquisição mais altas;
  3. Possibilita criar credibilidade para a marca;
  4. Alcança o público local em negócios físicos;
  5. Possibilita criar o reconhecimento de marca;
  6. Oferece resultados consistentes a longo prazo;
  7. Possibilita a compatibilidade do site em dispositivos móveis;
  8. Auxilia no marketing nas redes sociais;
  9. Aumenta a velocidade de carregamento do site;
  10. Possibilita ultrapassar a concorrência.

Você pode conferir mais vantagens do SEO aqui! 👈

Como funciona uma consultoria de SEO?

Na prática, a consultoria de SEO é realizada em etapas, pois é assim que o profissional consegue identificar e colocar em ação as melhores estratégias para cada site. Portanto, veja a seguir quais são as 5 principais etapas da consultoria:

1. Análise de performance

A primeira etapa consiste em analisar como o site se encontra, incluindo seu posicionamento atual nos mecanismos de busca, as métricas de acesso e conversão, palavras-chave que o site ranqueia, velocidade de carregamento, links internos e externos, relevância e autoridade do site, entre outros itens que devem ser analisados.

2. Análise da concorrência

Não basta estudar o site, uma boa estratégia de SEO também precisa analisar a concorrência. Nessa segunda etapa o consultor irá analisar a concorrência para entender qual é a melhor estratégia para conseguir um bom posicionamento para o site. Dessa forma, é possível identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes e planejar ações para superar a concorrência.

3. Planejamento de estratégia

Outra etapa muito importante da consultoria em SEO é o planejamento estratégico. É nesse momento que o especialista em otimização definirá a melhor estratégia para conseguir um bom posicionamento para as palavras-chave mais importantes para o negócio.

Também é nesse momento que é definido quais ações devem ser eliminadas, assim como as atividades já desenvolvidas no site devem ser melhoradas.

4. Produção de conteúdo

Um dos principais fatores de ranqueamento é a criação de bons conteúdos. Por isso, não há como falar de SEO sem falar sobre marketing de conteúdo. Uma das etapas da consultoria é justamente isso, definir o foco da produção de conteúdo para uma melhor otimização.

Isso inclui definir palavras-chave que são importantes, formatos ideais para a produção de conteúdo, materiais que podem ajudar nesta produção, entre outras práticas. É importante dizer que esse trabalho é contínuo, pois é fundamental continuar pesquisando sobre novas palavras-chave e oportunidades para alcançar a primeira página do Google.

5. Link building

Por fim, outra tarefa do consultor SEO é o planejamento de link building para o site. Sabemos que o link building é uma das ações que mais resultam em um bom posicionamento no Google, pois ela reforça a autoridade de um site. Quanto mais autoridade, mais importante é aquele site para os robôs.

Nesta etapa da consultoria o profissional Consultor SEO orienta o empreendedor sobre a melhor estratégia para link building considerando os objetivos da empresa.

Consultor SEO
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Quais as vantagens do serviço de SEO?

Bom, já falei sobre as vantagens do SEO e as etapas que compõem essa consultoria. Mas ainda preciso te dizer quais são as vantagens em contratar o serviço de SEO. Por isso, trouxe neste tópico as principais vantagens que esse serviço pode oferecer para o seu negócio, acompanhe!

Ser encontrado facilmente por seu público-alvo

A maior vantagem é sem dúvidas o melhor posicionamento que é possível conseguir com a ajuda de um especialista. Na consultoria você descobre os erros que precisam ser corrigidos e as ações que devem ser desenvolvidas. Como resultado, a empresa consegue melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Por fim, isso reflete na facilidade com que seu público-alvo encontrará seus serviços e produtos, não é incrível? 🤩

Investir na estratégia de marketing com melhor custo-benefício

Não há como negar, SEO é a estratégia de marketing com melhor custo-benefício. Existem muitas estratégias de marketing, mas a maioria delas exigem um investimento alto para ter um bom resultado, como é o caso do tráfego pago, por exemplo.

Contudo, a consultoria de SEO possui um custo-benefício muito melhor, pois os resultados são consistentes e duram a longo prazo. É um trabalho que rende muitos frutos e que vale muito a pena investir, considerando o retorno esperado.

Aumenta o tempo de permanência dentro do site

O tempo de permanência dentro do site é uma ótima métrica para determinar se o usuário que chega ao site está encontrando aquilo que ele procura de fato. Com a consultoria de SEO é possível filtrar o público para que apenas as pessoas interessadas em seus produtos ou serviços encontrem o site da sua empresa.

Além disso, a consultoria possibilita identificar aquilo que o usuário está com dificuldade para que haja melhorias estruturais com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.

E claro, quanto mais tempo o usuário passa dentro do seu site, mais relevância seu endereço eletrônico ganha. 👍

Aumenta a produtividade da sua empresa com um Consultor SEO

Contratar um Consultor SEO é sem dúvidas uma garantia de aumentar a produtividade na sua empresa. Afinal, você não terá que gastar seu precioso tempo tentando entender todas aquelas métricas e nem precisará delegar essa atividade para algum funcionário.

A ideia é que você tenha o completo foco no core business, ou seja, realize atividades que estejam relacionadas com a sua empresa. Portanto, isso reflete no aumento da produtividade.

Leia também: Todas as vantagens do serviço de SEO!

Quando contratar um serviço de otimização de sites de um Consultor SEO?

A otimização de sites é válida para qualquer site, independentemente do nicho de mercado ou modalidade de negócio. Afinal, se você tem um site na internet é porque deseja divulgar sua empresa. Logo, contar com tráfego orgânico de qualidade é o que todos desejam.

Portanto, o serviço de otimização de sites deve ser contratado por todos aqueles que não possuem conhecimento para aplicar as técnicas de SEO ou não possuem tempo para isso. É um serviço que atende microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte.

E também não há um momento certo para realizar essa contratação. O ideal é planejar um site já tendo como base a consultoria de um Consultor SEO para saber a melhor forma de estruturá-lo desde o início. Mas se a empresa já possui um site, mas não tem resultados positivos, então está mais do que na hora de contar com a ajuda de um profissional.

Portanto, você deve contratar um Consultor SEO quando:

  • Não tiver conhecimento para otimizar o site;
  • Não tiver tempo para realizar a otimização;
  • Não conseguir bons resultados sozinho;
  • Se tiver dificuldade em posicionar o site para determinada busca.

Como contratar um Consultor SEO?

Agora que você já sabe tudo sobre esse profissional e não tem dúvidas de que precisa da ajuda de um consultor SEO, é hora de descobrir como você pode contratar esse serviço. Saiba que você pode encontrar um consultor SEO de várias formas, sendo algumas delas:

  • Fazendo pesquisas no Google;
  • Em grupos nas redes sociais;
  • Em plataformas de freelancers;
  • Em agências de marketing;
  • Por indicação de outros empreendedores.

Leia também: Serviço de otimização de sites: Quando devo contratar um?

O mais importante em uma contratação é que você conheça um pouco sobre o profissional, consulte o portfólio dele e entenda a forma como ele trabalha para saber se tudo isso está de acordo com o que você espera.

Caso você ainda não saiba, eu sou um Consultor SEO e posso te ajudar a alcançar o topo do Google com práticas eficientes e que proporcionam resultados consistentes. Saiba mais sobre meu trabalho em: contratar consultor SEO agora! 👈

Se ficou alguma dúvida sobre o que é um consultor SEO e como funciona essa consultoria, deixe seu comentário aqui embaixo para que eu possa te ajudar com mais informações.

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Sobre o Consultor SEO Anderson Melo

Anderson Melo é Consultor SEO e ajuda Pequenas e Médias Empresas a venderem mais resultados através do SEO Local e Google Meu Negócio.

Consultor SEO da Rede Ipanema Beach Hostel, Anderson também ministra aulas em seu Curso de Google Meu Negócio.

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