Cada vez mais empreendedores descobrem a importância de estar presente na internet quando se tem um negócio local. É nesse momento que surge pela primeira vez o Google Meu Negócio.
Pode parecer novidade para você, mas aposto que você já se deparou com essa plataforma antes em algum momento. Um exemplo disso é a pesquisa no Google Maps, que aponta negócios locais.
Em todo caso, neste artigo você entenderá o que é Google Meu Negócio, quais são os benefícios, como cadastrar e muito mais. Além disso, você aprenderá como ganhar dinheiro utilizando o Google Meu Negócio. Confira!
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ToggleO que é Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, o famoso GMN, é uma plataforma gratuita do próprio Google que possibilita cadastrar e gerenciar o perfil de uma empresa para que os consumidores a encontrem facilmente na internet. A plataforma também é chamada de Google My Business.
Você provavelmente já se deparou com essa plataforma em alguma pesquisa realizada na internet. Por exemplo, quando você pesquisa no Google por “pizzaria em São Paulo”, os resultados que aparecem são pizzarias cadastradas no GMN na região de São Paulo.
O mesmo ocorre quando a busca é feita no Google Maps. Basicamente, cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio é o mesmo que colocá-la no Google Maps e torná-la visível na internet.
Leia mais: O que é Google Meu Negócio e qual é a sua importância?
Para que serve essa plataforma?
O principal objetivo do GMN é auxiliar os consumidores que desejam encontrar negócios locais através de uma plataforma simples, que aponta resultados de pesquisa diretamente no Google ou através do Maps.
Além disso, a plataforma auxilia negócios locais de todo o mundo, fazendo com que mais consumidores cheguem até esses negócios por meio das pesquisas na internet. Afinal de contas, não há como negar: a internet já se tornou uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia de muitas pessoas.
Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?
Os empreendedores que possuem negócios locais contam com inúmeros benefícios em cadastrar a empresa no GMN. O principal benefício é justamente o aumento de consumidores. Mas há outros benefícios que merecem ser mencionados, confira quais são eles:
- A empresa passa a ter mais confiabilidade quando está cadastrada no GMN;
- Os negócios locais passam a receber mais cliques em site ou perfil nas redes sociais;
- É fácil mensurar resultados através dos dados obtidos por meio da plataforma;
- Possibilita aumentar o alcance da empresa com facilidade;
- Permite que a empresa seja encontrada pelos clientes quando eles mais precisam;
- Possibilita gerar mais interação entre a empresa e o público.
Perceba que essas são vantagens valiosas para quem tem um negócio local. Portanto, é indispensável ter essa plataforma como aliada nas estratégias de marketing para impulsionar um empreendimento local.
Leia mais: Os benefícios do Google Meu Negócio para negócios locais
Por que é importante utilizar essa plataforma?
Além de todos os benefícios que já citei neste artigo, o Google Meu Negócio é importante por diversas razões que eu vou explicar mais detalhadamente a seguir. Cadastrar uma empresa nessa plataforma possibilita:
1. Trazer destaque para a empresa no Google
Existem muitas estratégias no marketing digital com foco em colocar a empresa na primeira página do Google, sendo algumas delas o SEO (Search Engine Optimization) e anúncios pagos.
Uma das estratégias mais simples e com menores custos é sem dúvidas o Google Meu Negócio, que traz destaque e autoridade para uma empresa sem que ela tenha um site, por exemplo.
Portanto, toda empresa que deseja ter os benefícios que já mencionei e ser encontrada facilmente por seus consumidores através da internet, precisa se cadastrar no GMN.
2. Maior interação com os clientes com as ferramentas do GMN
Outra razão que deve ser destacada para o empreendedor local é a importância de interagir com seus clientes na internet. O Google Meu Negócio possibilita fazer isso com facilidade através das avaliações e comentários.
Na plataforma é possível tirar dúvidas do consumidor, agradecer pelos elogios, pedir desculpas ou se comprometer a melhorar, quando há uma avaliação negativa, entre outras interações.
Essas interações proporcionam maior credibilidade para a empresa. De acordo com dados do próprio Google, as empresas que possuem fotos em seu perfil no GMN recebem 35% mais cliques em seus sites e 42% mais rotas de carro através do Google Maps, em comparação com perfis de empresas sem interação alguma.
3. Ampliar a presença da empresa na internet
A verdade é uma só: quando a empresa investe em marketing online os resultados são tão satisfatórios que é impossível ela não querer ampliar sua presença na internet.
Portanto, outra razão para incluir uma empresa no GMN é a possibilidade de ampliar a presença online. Com perfil na plataforma, o empreendedor pode analisar as buscas realizadas por seus consumidores, como eles chegam até a empresa e assim descobrir oportunidades para ampliar suas estratégias.
Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?
Depois de todas essas vantagens, é praticamente impossível que o empreendedor se negue a dar o primeiro passo para divulgar sua empresa na internet. É nesse momento que você, empreendedor digital, pode oferecer o serviço para as empresas locais que desejam conquistar todos os benefícios que já mencionei.
Você pode ajudar centenas de empresas próximas de você que ainda não conquistaram uma presença online e desejam dar o primeiro passo, que é o cadastro na plataforma Google Meu Negócio.
Vou explicar o passo a passo de como fazer o cadastro da empresa no GMN, sem enrolação! Mas saiba que é importante se aprofundar no assunto para realizar um cadastro profissional, que trará resultados reais e consistentes para os empreendedores locais.
Confira o passo a passo de como funciona o cadastro de uma empresa no Google Meu Negócio:
- Acesse a plataforma GMN e faça login utilizando uma conta Gmail;
- Preencha todas as informações solicitadas na aba “adicionar meu negócio”;
- Confirme sua autorização para poder gerenciar a empresa que está cadastrando no GMN;
- Confirme o local do seu negócio através do código enviado pelo Google para o endereço cadastrado;
- Otimize a página recém-criada com mais informações que ajudarão os consumidores a encontrar a empresa.
Viu só? Cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio não é difícil! Mas há algumas informações importantes que você precisa aprender para realizar um cadastro que fará com que a empresa cadastrada seja encontrada mais facilmente na plataforma.
Por exemplo, pesquisa de concorrência, perfil dos consumidores que procuram serviços ou produtos vendidos pela empresa, integração da plataforma com redes sociais e site, cadastro das informações mais importantes da empresa como os dados para contato, entre outras coisas que um profissional precisa saber para prestar um serviço de qualidade ao empreendedor local que deseja conquistar sua presença online.
Quanto tempo demora para a validação do cadastro?
Ainda sobre o cadastro, uma dúvida muito comum de quem está iniciando no GMN é sobre quanto tempo demora para a validação do cadastro do Google Meu Negócio. Lembra que uma das etapas do cadastro da empresa é a confirmação do endereço?
Essa etapa é a validação do cadastro feita pelo Google para confirmar se o endereço cadastrado está correto. A validação ocorre por meio do envio de uma carta para o endereço cadastrado com o código de verificação. Assim que o código chega por correspondência ele deve ser inserido na plataforma para validar o perfil.
Contudo, a dúvida é sobre o prazo para a entrega deste código. De acordo com o Google, o código chega pelos Correios entre 7 e 15 dias úteis após o cadastro na plataforma. Lembrando que essa é apenas uma estimativa do Google, mas é preciso considerar se os Correios estão em greve ou não, por exemplo.
Durante esse período em que a empresa será verificada pelo Google, o perfil na plataforma terá um banner vermelho com o botão “Confirmar agora”, que possibilita confirmar a empresa.
O Google Meu Negócio é pago?
Com todos esses benefícios e ferramentas disponíveis para colocar uma empresa na internet, a sua dúvida provavelmente é: quanto custa o Google Meu Negócio? Acredita que o GMN tem custo zero? Isso mesmo, é free, totalmente gratuito! Você não tem custos com a plataforma.
Se você é dono de um negócio local, saiba que a plataforma é gratuita. Mas não basta apenas cadastrar a empresa na plataforma, é preciso saber como utilizá-la adequadamente. Portanto, se você não sabe fazer isso, a melhor opção é contratar uma pessoa que entenda do assunto.
Agora, se você é um empreendedor digital que deseja realizar esse serviço para empresas próximas de você, saiba que você não terá custos com a plataforma para cadastrar empresas no Google Meu Negócio e ainda poderá ganhar muito dinheiro ajudando outros empreendedores a vender mais! 😉
Como otimizar o Google Meu Negócio?
Bom, já expliquei que cadastrar uma empresa no GMN é muito mais do que editar informações. É preciso levar em consideração várias outras questões para que o cadastro seja otimizado ao máximo. Afinal de contas, a intenção da empresa é ser encontrada por seus consumidores.
Mesmo com as facilidades da plataforma em apresentar uma empresa nos resultados de pesquisa, é preciso otimizar o Google Meu Negócio para conseguir mais acessos de consumidores.
Além disso, também é importante pensar no tipo de consumidor que deve ser atraído para o negócio. De nada adianta ter muitos consumidores acessando se eles não estão interessados no que a empresa oferece.
Portanto, trouxe algumas dicas de como otimizar um perfil no Google Meu Negócio, confira:
1. Atualize o perfil no Google Meu Negócio constantemente
Já cadastrei a empresa no Google Meu Negócio e agora posso colher os frutos. Se você pensa dessa forma, saiba que a estratégia no GMN não dará certo! E se você vai oferecer esse serviço para um empreendedor local, deve entregar um serviço completo.
Todas as informações do perfil precisam ser atualizadas sempre que houver a necessidade, como endereço, telefone, dados para contato, horário de funcionamento e até informações sobre produtos ou serviços.
Por exemplo, imagine que um determinado restaurante abria todos os dias, mas após verificar que na segunda-feira não havia muita movimentação, decidiu fechar às segundas. Se essa informação não for incluída, o consumidor poderá procurar o restaurante na segunda-feira acreditando que o estabelecimento estará aberto, e se deparará com as portas fechadas. Ou seja, um baita constrangimento, não é!
2. Interaja no perfil da empresa com os consumidores
Um dos objetivos dessa plataforma é aproximar o contato dos consumidores com os negócios locais por meio de avaliações e comentários. Por isso, é muito importante que as avaliações sejam respondidas e comentadas pela empresa.
Uma pesquisa realizada pela Provokers descobriu que 77% das pessoas entrevistadas lê as avaliações dos usuários para decidir entre duas ou mais opções de negócios locais. Ou seja, a relevância dos comentários deixados no perfil do GMN é enorme!
3. Faça postagens através do Google Postagens
Outra ferramenta que você encontra no GMN é o Google Postagens, que possibilita fazer postagens sobre serviços e produtos, incluindo diferentes tipos de conteúdos como eventos, textos, imagens e vídeos.
Manter o perfil atualizado com conteúdos interessantes é importante para que os consumidores consigam se identificar com a empresa e criar um engajamento cada vez maior.
Leia mais: Como otimizar o Google Meu Negócio em 8 passos simples
Como cadastrar uma empresa no Google Maps?
O Google Maps é um dos diversos serviços do Google que conecta consumidores à empresas. No caso do Google Maps, o foco são os negócios locais que podem aparecer no mapa do Google, amplamente utilizado em GPS e smartphones.
Saiba que o cadastro no Google Maps ocorre juntamente ao cadastro no Google Meu Negócio. Portanto, ao cadastrar o perfil da empresa no GMN ela aparecerá no Maps. Mas há algumas particularidades para otimizar o perfil para que os usuários encontrem a empresa com facilidade nessa ferramenta. Eu explico tudo isso em detalhes aqui: como cadastrar uma empresa no Google Maps! 👈
Como ganhar dinheiro com o Google Meu Negócio?
Não poderia encerrar esse artigo sem dizer que você, empreendedor digital, pode se tornar um prestador de serviço para negócios locais que desejam se cadastrar no Google Meu Negócio.
Qualquer pessoa pode fazer o cadastro na plataforma, mas nem todo mundo sabe como fazer esse cadastro com eficiência. Por isso, se você focar em oferecer um serviço de qualidade, que trará resultados e fará a diferença para o empreendimento local, você conseguirá ganhar dinheiro empreendendo pela internet.
Se ainda ficou alguma dúvida sobre o Google Meu Negócio, me conte nos comentários para que eu possa te ajudar.